Como economizar dinheiro: aproveite o fim de semana sem gastar 1 centavo
Avaliação: 5
Voto: 1

Com a crise econômica no país, saber como economizar dinheiro virou uma necessidade. Os produtos e serviços encareceram e o bolso “virou um malabarista” para suprir todas as necessidades do mês, incluindo alguns mimos que merecemos.

Mas você pode aproveitar muito bem o seu final de semana sem precisar gastar dinheiro e a gente te explica como. Não é nada de outro mundo. Qualquer pessoa pode desfrutar de um bom sábado e domingo sem gastar 1 centavo.

Quer aprender como economizar dinheiro? Continue a leitura e saiba algumas dicas alternativas interessantes para os seus dias livres sem precisar gastar nada!

Por onde eu começo?

Saber como economizar dinheiro é uma tarefa que até parece complicada no começo, mas com a prática ela fica bem fácil. A primeira coisa é pensar nos tipos de atividade que você gosta de fazer no final de semana.

Estar em contato com a natureza? Passar um tempo com amigos e familiares? Participar de algum evento? Para economizar, evite pensar em fazer compras neste momento. Mesmo encontrando promoções, você vai acabar gastando algum limite do seu orçamento.

Se for necessário, deixe até o seu dinheiro e cartões de crédito em casa. Levá-los pode ser um risco ao seu bolso (às vezes não resistimos às “comprinhas”).

Agora, identificando uma atividade que te contemple, você pode pensar em uma maneira de não gastar dinheiro com ela. Parece impossível, mas é bem simples. Acompanhe algumas dicas a seguir:

1 – Estar em contato com a natureza

Se você valoriza passar um tempo em meio ao verde, pode optar por conhecer um parque ou área ambiental com entrada gratuita.

Participar de atividades ambientais gratuitas na sua cidade ou fazer uma caminhada em um bosque são alternativas para apreciar a natureza e aproveitar o seu final de semana.

Não há como oferecer aqui uma lista específica, porque são vários parques e lugares incríveis por todo o Brasil para você ter esse contato com a natureza. Mas você pode conferir melhor sobre isso no site da sua cidade.

Caso você se sinta sufocada pela cidade, pode fazer uma visita a amigos ou familiares que vivem mais isolados do centro urbano também.

Combine um piquenique comunitário ao ar livre. Aqui pouco dinheiro é sinônimo de bons momentos!

2 – Eventos gratuitos

Descobrir como economizar dinheiro pode ser muito fácil. Procure eventos gratuitos próximos a você.

As redes sociais podem te ajudar muito nesta busca. Muitas apresentações artísticas, como teatro, música, dança e exposições são gratuitas e valem muito a pena.

Lá, inclusive, você pode achar dicas muito legais sobre programações gratuitas e que sejam de seu interesse, fazendo com que um dia normal seja uma experiência única.

Então, acompanhe a agenda cultural da sua cidade e das cidades ao seu redor. Você pode fazer um programa bem legal no final de semana com pouco ou nenhum dinheiro no bolso e, de quebra, conhecer novos trabalhos inspiradores por aí.

3 – Programações em casa

A sua própria casa pode ser o cenário perfeito para saber como economizar dinheiro. Convidar amigos para assistir um filme em casa, conversar, preparar um almoço ou janta comunitária, onde cada um contribui com algo, pode ser muito enriquecedor.

Receber visitas de amigos e familiares pode te ajudar a não gastar. No caso de filhos pequenos, busque incentivar algumas brincadeiras no quintal de casa e/ou com crianças da vizinhança.

Um jantar romântico em casa para o seu companheiro não seria nada mal também!

Essas situações vão além da economia, pois te oferecem benefícios ligados a demonstrações de carinho, amizade e união. Esse é o pacote completo para garantir paz e diversão finais de semana, não é mesmo?

Como economizar dinheiro sempre que precisar

Se você estiver passando por alguns períodos de economia, pode usar da criatividade para programar algumas atividades diferentes. É possível aproveitar festas gratuitas promovidas pela sua cidade ou instituições próximas a você.

Só não vale ficar em casa entediada sem saber o que fazer. Se você tem filhos, optar por um parque com entrada gratuita, um piquenique em família ou uma sessão pipoca em casa pode ser bem divertido e prazeroso para todos.

Como economizar dinheiro exige disciplina e planejamento. A sua decisão é muito importante para manter as suas metas.

Que tal receber mais dicas práticas como essas? Continue acompanhando o blog e tenha acesso a conteúdos valiosos para o seu dia a dia!