Educação infantil: benefícios comprovados da arte de desenhar
Avaliação: 5
Votos: 2

Você sabia que desenhar traz inúmeras oportunidades e caminhos que vão além da comunicação? Sim, a arte desempenha um papel fundamental na educação infantil.

O desenho, especificamente, oferece a oportunidade da criança expressar as suas emoções e desenvolver a criatividade; essas são características fundamentais que a irão acompanhar ao longo da vida.

Então, continue lendo e conheça os benefícios desta arte na educação infantil. Você vai perceber como o desenho é um elemento poderoso para o desenvolvimento das crianças!

As crianças e seus desenhos

Para Viktor Lowenfeld, professor austríaco que contribuiu com pesquisas relacionadas às etapas de desenvolvimento artístico das crianças, a arte possui um papel vital na educação infantil.

De acordo com ele, o desenho faz parte de um conjunto de ferramentas em que uma criança reúne partes de suas experiências, formando um significativo e novo todo. Assim, ela tem um espaço para descobrir e dar sentido aos seus pensamentos e vivências.

O desenho está ligado ao processo de criatividade, conhecimento e descobrimento de mundo e novas habilidades na educação. Portanto, desenhar vai muito além de uma simples ação na escola!

Os benefícios da arte de desenhar para a educação infantil

Veja alguns benefícios que acompanham uma criança quando ela desenha:

  • Evolução da coordenação motora;
  • Oportunidade de expressar ideias;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Aprimoramento da comunicação;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Aumento da autoestima;
  • Expansão da sensibilidade;
  • Desenvolvimento de interpretação e conceitos próprios.

A partir do desenho, a criança transforma seus pensamentos em um universo de linhas e formas diferentes, dando vida à sua imaginação. Isso a ajuda a lidar melhor com os seus pensamentos e emoções.

Muito além da educação infantil, a arte de desenhar permite o aperfeiçoamento da comunicação e relacionamento com pessoas próximas também, seja familiares ou amigos.

 

Você já havia parado para pensar nisso? Então, veja um pouco mais sobre essa importância de acordo com um especialista.

A importância de desenhar para a educação infantil: entendendo Piaget

Segundo Jean Piaget, psicólogo e filósofo suíço que desenvolveu um trabalho pioneiro na área de inteligência infantil, uma criança desenha menos o que vê e mais aquilo que sabe. Assim, ela dá sentido a objetos e eventos.

Para Piaget, existem algumas fases do desenho na educação infantil, a citar:

Garatuja (0 a 2 anos)

A criança apresenta prazer ao desenhar e o símbolo humano não existe. A preferência está no contraste e não na cor.

Não existe relação entre o que a criança assume que vai desenhar e a representação final. Ela pode começar com uma linha, dizendo que é uma árvore, e terminar afirmando que é um animal.

Pré-esquematismo (2 a 7 anos)

A criança entende a relação entre desenho, pensamento e realidade. Os elementos não possuem ligação entre si e as cores não são usadas conforme o mundo real.

Esquematismo (7 a 10 anos)

A criança começa a construir representações diferenciadas para cada objeto e descobre a relação entre objeto e cor. Já tem um conceito definido de figura humana, mas não a representa seguindo a realidade.

Realismo (final dos 10 anos)

Aparecimento de formas geométricas, plano e superposição. Maior rigidez, formalismo e consciência do sexo e autocrítica.

Pseudo naturalismo (acima dos 10 anos)

Início da investigação da própria personalidade e fim da arte como atividade espontânea. As principais características envolvem o realismo, profundidade, objetividade, uso consciente da cor e figura humana com aspectos sexuais exagerados, presença de articulações e proporções.

Essas etapas mostram o quanto a arte ajuda na evolução das observações de mundo e autoconhecimento de uma criança. Sem dúvidas, esse é um papel muito importante para a educação infantil e suas fases posteriores!

Desenhando e educando

A habilidade de desenhar na educação infantil acaba indo muito além da infância de uma pessoa. Os benefícios acompanham a criança durante a sua adolescência e vida adulta também.

E você, desenhou muito enquanto criança? Se já possui filhos, sabia do valor desta arte para eles? Comenta aqui o que achou deste conteúdo e continue acompanhando o blog para mais informações valiosas como essa!