O domingo é um dia especial, pois é o tempo em que todos os familiares têm para se reunir. Como toda boa família brasileira, é no almoço de domingo que os assuntos são colocados em dia e são saboreados os melhores pratos.

Muitas pessoas deixam para sair da dieta somente em um dia da semana e, na maioria das vezes, este dia é o primeiro. Pensando nisso, nós trouxemos para você algumas ideias de pratos para o almoço de domingo que vão te deixar com água na boca.

O ideal é investir em receitas fáceis e rápidas para que você possa aproveitar com a sua família e nós te mostramos como. Hoje em dia, a criatividade na cozinha traz para nós uma diversidade de pratos deliciosos e nada complicados.

Pratos clássicos do almoço de domingo

almoço de domingo

Primeiro, você pode começar planejando o almoço pelos pratos clássicos, como o arroz. Investir no arroz branco é uma ótima opção, pois é fácil de fazer e combina com muitas misturas diferentes.

O vinagrete e a farofa também são ótimas pedidas para quem deseja deixar o almoço de domingo saboroso sem perder a tradição. Com um bom pedaço de carne, seja frango assado, costela ou o tradicional churrasco, já temos um almoço tradicional completo.

Nós sabemos que isso não basta! Então veja agora o que você pode fazer de diferente para deixar o almoço de domingo ainda mais delicioso.

Dicas de pratos diferentes para o almoço de domingo

Você também pode apostar em pratos diferentes para dar um up no seu almoço. Pratos como escondidinho, rocambole e sobremesas são ótimas para o domingo. Veja uma receita de escondidinho super fácil de fazer:

Escondidinho de carne seca

almoço de domingo

– 500g de carne seca desfiada e sem sal

– 1 xícara de cheiro verde

– 1 xícara de cebola

– 1/2 kg de mandioca

– 1 xícara de margarina

– 1 e 1/2 xícaras de leite

– 250 g de muçarela

– Queijo tipo parmesão para gratinar

– Sal a gosto

Comece refogando a cebola com um pouco de óleo e já acrescente a carne seca desfiada e sem sal. Depois acrescente sal a gosto e, por último, um pouco de cheiro verde.

Deixe a mandioca cozinhando na pressão até ficar derretida, depois retire os fiapos e bata no liquidificador junto com o leite e a margarina.

Finalmente, num refratário, coloque a carne seca refogada, uma camada de muçarela e por cima o creme de mandioca, deixando por último outra camada de muçarela e queijo parmesão. Deixe no forno (180º) por mais ou menos meia hora e pronto!

Doces para o almoço de domingo

Muitas vezes, não é costume colocar sobremesa em todas as refeições da semana, mas o domingo pode ser uma boa pedida. Você pode optar por sobremesas prontas, como o sorvete e doces de supermercado, ou fazer algumas receitas em casa.

Entre os doces mais fáceis de fazer nós destacamos as mousses de limão e maracujá e também as gelatinas. Com as gelatinas, você pode colocar acompanhamentos como frutas, leite condensado ou chocolate derretido.

Você também pode optar pelo tradicional pavê ou salada de frutas. Isso vai depender bastante de como a sua família trata a sobremesa. Mesmo assim, é sempre bom deixar um docinho para a galera saborear no domingo.

Dicas de receitas fáceis para o almoço de domingo

Gostou das nossas dicas? Conhece alguma receita fácil e rápida de fazer para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários quais são as receitas que mais fazem sucesso no seu almoço de domingo!