Cardápio saudável semanal: como planejar suas refeições
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Nós sabemos o quanto entrar em forma pode ser difícil. Com a correria do dia a dia, fica quase impossível manter um cardápio saudável semanal capaz de atender todas as necessidades da sua dieta, tanto para emagrecer quanto para se suprir de nutrientes.

O grande desafio é a organização. A rotina diária não ajuda quando o assunto é tempo e é por isso que na maioria das refeições, preferimos opções como fast food ou restaurante self service com mil e uma tentações.

Veja abaixo as nossas dicas de como montar um cardápio saudável semanal e não sofrer para se alimentar bem durante a rotina.

Monte um cronograma do seu cardápio saudável semanal

O primeiro passo para fazer um cardápio saudável é saber exatamente o que vai comer e quando vai comer. Ao saber quantas refeições você fará no dia, durante a semana ficará mais fácil ir às compras e pegar tudo que precisa.

Comece determinando os horários de suas refeições de toda a semana. Depois disso, escolha o que vai comer em cada refeição e monte o cardápio.

Geralmente uma pessoa faz em média seis refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Faça compras para montar o seu cardápio semanal

Depois de planejar o seu cronograma da semana, você precisará ir às compras para pegar o que precisa e preparar a comida na semana.

Uma dica valiosa é sempre fazer compras de barriga cheia para evitar as “besteiras” do supermercado.

Você também pode começar suas compras pelo lado contrário do supermercado. Os produtos são colocados de uma forma que te faz gastar mais e se você faz as compras pelo caminho contrário, acaba economizando dinheiro e levando menos tentações.

Prepare a comida do seu cardápio saudável semanal e congele

Para quem tem pouco tempo durante a semana, a ideia é preparar a comida no final dela. Congelar suas porções vai te permitir ter uma noção também da quantidade que você ingere e dessa forma você não ultrapassará o limite que o seu corpo precisa.

Uma boa dica é investir em potes de marmita para carregar ao trabalho. Assim você evita comer fora, gastar mais dinheiro e ceder aos desejos de comprar comidas na rua.

Faça um cardápio variado

Ao fazer o seu cardápio saudável semanal, procure receitas diferentes. Nós sabemos o quanto a comida saudável pode ser chata, então se você aprender a cozinhar coisas mais interessantes vai acabar tomando gosto por elas.

Atualmente, existem diversos pratos saudáveis que são interessantíssimos. Uma boa opção é o macarrão de abobrinha, por exemplo, que substitui a massa por um legume saudável e super delicioso.

Cozinhe seu próprio alimento

Evite comer alimentos prontos, mesmo que sejam saudáveis. Aprenda a cozinhar suas refeições e tomar gosto pelo que prepara. Desse jeito, você passa a conhecer um pouco mais os seus gostos e temperos.

Ao conhecer um pouco mais sobre a variedade de coisas saudáveis que pode colocar na sua mesa, você também tomará gosto pela culinária e com o tempo não terá mais dificuldade de fazer refeições saudáveis.

Reeducação alimentar e o cardápio saudável semanal

Quando você monta o seu cardápio e come regularmente os pratos mais saudáveis, o seu corpo começa a se acostumar com coisas boas.

Rapidamente você começará a sentir a diferença nas roupas, na pele, na balança e também na disposição. Com o tempo você também começará a ter aversão por comidas que não sejam saudáveis.

E aí, gostou das nossas dicas? Deixe o seu comentário sobre o que acha de uma rotina mais saudável na sua mesa!