A falta de ar também atinge você de um modo desesperador? As vezes é difícil controlar o corpo quando uma crise acontece, não é mesmo? As causas da falta de ar podem ser diversas, muitas vezes nada preocupante.

Você pode tentar descobrir o que te aflige antes mesmo de ter que consultar um médico. É claro que se ela persistir, a presença de um profissional deve ser considerada.

Mas muita das vezes, a falta de ar pode ser superada por treinamentos com um especialista, que te ensina a superar problemas que podem ser as verdadeiras vilãs do que você vem sentindo (mais à frente vamos falar disso).

Confira abaixo algumas causas da falta de ar e tente entender um pouco sobre este problema que te aflige.  Pode ser que você encontre a solução para uma vida mais tranquila.

1 – Problema nos pulmões ou vias respiratórias pode ser uma das causas da falta de ar

Quando você engasga ou sufoca, pode sentir um incômodo de falta de ar. Este é um problema comum nas vias respiratórias e que pode ser tratado com facilidade, sem precisar procurar um profissional.

No caso de engasgamento, você pode fazer o exercício apertando a barriga de baixo para cima, seja em você ou na pessoa que está sofrendo com o problema, mas tome cuidado…

Esta manobra feita em crianças pequenas pode causar sérios danos. Se o problema com a falta de ar continuar, será necessário procurar ajuda médica.

Doenças relacionadas às vias respiratórias

Outros problemas que causam falta de ar relacionada às vias respiratórias são: asma, embolia pulmonar, bronquite ou pneumonia. Nestes casos, somente o médico pode ajudar.

Mesmo assim não se preocupe, veja abaixo algumas outras causas da falta de ar que podem ser a origem do seu problema.

A maioria delas pode ser tratada em casa e você não precisará se preocupar se seguir as recomendações corretas.

2 – Falta de ar por problemas no coração

Pessoas com problemas cardíacos podem sofrer bastante com a falta de ar. Este fato se dá por conta da insuficiência cardíaca, ataque cardíaco ou arritmia. Nestes casos, a ajuda de um médico para controlar as funções do seu coração pode ser necessária.

Os problemas no coração podem ser detectados por excesso de peso, dor nos joelhos e tornozelos, fadiga incomum, juntamente com a falta de ar constante seja quando você está deitado ou fazendo uma atividade física.

Nestes casos, os exercícios de respiração podem ajudar, mas a ajuda médica também é necessária.

Você também pode controlar isso com a ajuda de um especialista e saber se esse problema é mais emocional do que físico.

3 – Falta de ar pela Obesidade

Atualmente, cerca de 30% da população mundial sofre de obesidade. Isso corresponde a quase 2,1 bilhões de pessoas obesas que também sofrem com o problema da falta de ar.

Isso deve ser tratado com exercícios físicos para diminuição do peso e aumento da capacidade cardíaca.

Pessoas com sedentarismo estão mais sujeitas a sentir falta de ar quando praticam qualquer atividade. Quanto maior for seu grau de sedentarismo, menores são as atividades que vão te causar cansaço e falta de ar.

A maior das causas da falta de ar

Pode ser que o seu problema ainda não tenha sido identificado – e nós te falamos o porquê.  Na maioria das vezes o problema está relacionado a algo bem comum no dia a dia e que pode ser tratado com mais facilidade quando se tem as ferramentas corretas.

Veja abaixo mais informações sobre um problema que, segundo o Dr. Augusto Cury, atinge cerca de 80% da população mundial e está tão presente no cotidiano quanto a obesidade.

4 – Ansiedade como uma das causas da falta de ar

A ansiedade pode ser a causa dos seus problemas. Com toda a correria do dia a dia, os problemas acabam nos sufocando.

Com todos os pensamentos e problemas, você tende a ficar nervoso durante o ataque de ansiedade.

Com os problemas da crise, o corpo entra em estado de alerta e começa a sofrer de hiperventilação (respiração em excesso sem necessidade).

A tentativa de controlar a respiração da maneira errada pode gerar ainda mais estresse e falta de ar.

Você pode até procurar um médico para ajudar no tratamento, mas antes procure um especialista no assunto de ansiedade e inteligência emocional para saber o que você pode fazer para evitar a falta de ar e ter uma vida livre.

A solução para uma respiração correta sem falta de ar

Depois de saber um pouco mais sobre o que pode estar causando a sua falta de ar, fica bem mais fácil saber como resolver, não é mesmo?

Aqui você encontra uma amostra do treinamento do Dr. Augusto Cury para resolver problemas ligados à inteligência emocional, ansiedade e gestão das emoções.

Não espere, descubra como ter uma mente brilhante, entendendo e controlando suas emoções ainda hoje!

Esperamos ter ajudado você a acabar com este desconforto! Não esqueça de contar para a gente a sua experiência com esse mal do século.