Você deseja mesmo aprender como fazer ovo da páscoa? Este artigo é para você!

Como explicamos no conteúdo anterior, fazer ovos de páscoa caseiros sai muito mais em conta do que comprar industrializados. E, inclusive, você não apenas pode economizar, como também pode ganhar dinheiro com os ovos que fizer.

→Saiba mais sobre isso aqui!

Que tal aprender a fazer um ovo de páscoa tradicional?

Parece fácil, mas existem alguns truques para, inclusive, deixá-lo firme e evitar que derreta em dias mais quentes. Depois, é só recheá-lo com os doces que mais gosta e embrulhar.

Veja a seguir como fazer ovo de páscoa em 11passos simples!

Receita de como fazer ovo da páscoa tradicional

como fazer ovo de páscoa

Você vai precisar basicamente de:

  • 500 g de chocolate ao leite em barra.
  • Uma forma de plástico ou silicone para moldar o chocolate (esse material pode ser encontrado em lojas de artigos para festas ou artesanato)

Passo #1

Você precisa temperar o chocolate, ou seja, derretê-lo de um modo que ele possa ser moldado nas formas sem amolecer fora da geladeira. Com a ajuda de uma faca, comece a quebrar a barra em pedaços pequenos. Isso vai facilitar o derretimento. Separe os pedaços em três partes iguais.

Passo #2

Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Coloque 2/3 do chocolate em uma vasilha e derreta no forno micro-ondas em potência alta. Esse procedimento também pode ser feito no fogão. Mas fique atento para não esquentar muito. O objetivo é derreter, não cozinhar.

Passo #3

Retire o chocolate derretido do micro-ondas, acrescente o terço que não foi derretido e misture. Esse processo é chamado de temperagem, e é ensinando no Curso da Carol Gourmet. Outra tática usada para mantê-lo firme é usar último terço de chocolate amargo, pois ele derrete com menos facilidade do que o chocolate ao leite.

Passo #4

Agora é hora de esfriar o chocolate. Você pode usar uma espátula para mexê-lo até ficar um pouco mais grosso, homogêneo. Apesar de simples, essa é uma etapa tão importante quanto as outras.

Passo #5

Despeje o chocolate já frio no molde de plástico ou silicone, espalhe de maneira uniforme até cobri-lo por inteiro e limpe as bordas com a espátula.

Passo #6

Hora de despejar o chocolate temperado sobre o molde. A seguir, leve o molde para a geladeira por 2 minutos; Então retire e coloque outra camada de chocolate e volte para a geladeira. Você vai precisar repetir esse procedimento até que o ovo de páscoa fique com a espessura desejada. O ideal é fazer isso por três vezes.

Passo #7

Deixe o ovo esfriar na geladeira pelo período de meia hora. Mas cuidado para não esfriar demais. Pode ficar olhando de vez em quando para conferir se já esfriou o suficiente.

Passo #8

Nessa etapa, desenforme as metades do ovo de páscoa e retire cuidadosamente o excesso de chocolate das bordas do molde com a ajuda de uma faca.

Passo #9

Se for necessário, use uma luva ou pano limpo para fazer o acabamento e tirar qualquer imperfeição do ovo.

Passo #10

Agora seu ovo de páscoa tradicional está pronto e você pode recheá-lo com o que mais gosta, como por exemplo, bombons, trufas, etc. Ah, também dá para incluir pastas cremosas para comer com colher, como brigadeiro, doce de leite, prestígio e até marshmallow.

Passo #11

Agora é o momento de você “vestir” o ovo de páscoa. Embrulhe-o com papel celofane e uma fita bem bonita. Para fazer uma embalagem apresentável, embrulhe em papel alumínio com cuidado.

Então junte as duas metades e coloque sobre uma base de plástico. Depois, coloque o ovo no centro de um tecido ou folha de papel celofane, una as pontas no alto e use uma fita para amarrar.

A Carol Gourmet ensina como fazer ovo de páscoa trufado no curso dela, pode conferir clicando no botão abaixo!

como fazer ovo de páscoa