Como organizar a casa? – Dicas para mães otimizarem o tempo
Avaliação: 5
Votos: 28

A difícil tarefa de ser mãe é mais uma das muitas que as mulheres precisam conciliar durante a vida. Mesmo com os filhos tendo suas próprias rotinas, muitas vezes a casa fica um caos com tanta gente circulando. Então, como organizar a casa?

Muitas mães têm dificuldade de manter o lar em ordem quando as crianças nascem. É certo que mesmo sem crianças, o trabalho doméstico já é uma tarefa árdua, mas aqui na Estante Feminina você fica por dentro das melhores dicas.

Se você é mãe e não sabe mais o que fazer com a bagunça, saiba como organizar a casa para manter seu lar sempre na mais perfeita paz.

Como organizar a casa com crianças

O primeiro passo para manter uma casa organizada é se policiar para ir deixando as coisas em ordem e depois então cuidar da bagunça das crianças. Isso quer dizer que você precisa seguir a regra de fazer as coisas instantaneamente.

Comece lavando tudo que suja na hora, colocando no lugar o que tirou e não deixando o lixo acumular ao redor da casa – isso vale para todas as pessoas que moram na casa com você.

Recomendamos que, para esta última tarefa, você tire cinco minutos do seu dia que com certeza serão notados na hora da faxina geral.

Faça um planejamento semanal para roupas e cardápio

Você pode planejar no início da semana muitas coisas que vão acontecer ao longo dela. Dessa forma você não perde tempo, por exemplo, arrumando as roupas que as crianças vão vestir todos os dias, se elas já estiverem previamente separadas.

O mesmo vai valer para comida. Para ter um cardápio mais saudável, e também não perder tempo sobre o que dar de comida para as crianças, planeje um cardápio semanal de acordo com a rotina dos seus filhos e já faça as compras previamente.

No caso da comida, isso pode até ajudar a fazer compras com mais qualidade e pagando menos. Às vezes, no caos do dia a dia, pode ser que você pague mais caro pelos mesmos produtos.

As tarefas de casa podem ser dividas entre as crianças

Desde pequenos os seus filhos podem aprender tarefas simples que vão te ajudar muito na hora de manter a casa em ordem. Comece os ensinando a colocar as coisas sempre no lugar e ensine-os a serem organizados.

Com o passar do tempo você poderá ensinar atividades como arrumar a cama, lavar louça, tirar o lixo, entre outras. Tudo isso pode facilitar, e muito, o seu trabalho.

Das dicas de como organizar a casa, essa é a mais preciosa, pois você não precisa – e nem deve – fazer tudo sozinha.

Faça um cronograma das tarefas por ordem de necessidade

Para entender como organizar a casa sem sofrimento, você precisará fazer um cronograma com ações a serem desenvolvidas durante a semana.

Você pode colocar o seu cronograma por ordem de necessidade. Concilie as coisas que precisam ser feitas frequentemente com outras tarefas que podem ser feitas mensalmente.

Dessa forma você terá controle de todas as tarefas domésticas e manterá a sua casa sempre em ordem. Não se esqueça de dividir as tarefas para facilitar o seu trabalho.

Peça ajuda para organizar a casa

Ser mãe e cuidar da casa é uma tarefa difícil. Como já dissemos, é importante que você ensine as crianças desde cedo a colaborarem com a arrumação da casa.

O mesmo vai servir para os outros moradores. Se você é casada, peça ajuda para quem te acompanha na hora de manter a casa em ordem. Se você é solteira, procure a ajuda dos avós, tios e tias para cuidar das crianças vez ou outra. Isso vai ajudar muito a desafogar você.

Você também pode contratar uma faxineira a cada três meses para te ajudar a manter a casa em ordem. Assim você terá tempo para se dedicar aos seus filhos e ainda pega umas dicas de limpeza com a sua ajudante.

Gostou das nossas dicas? Tem outras ideias de como organizar a casa ou dúvidas sobre o assunto? Não deixe de comentar e contar pra gente!