Como ser uma boa mãe: 5 dicas que vão te inspirar!
Avaliação: 5
Voto[s]: 216

Descobrir como ser uma boa mãe é como ganhar na loteria. Parece exagero, não é mesmo? Mas se pararmos para pensar melhor, é exatamente essa a melhor analogia para mães de primeira viagem ou mesmo aquelas que já possuem filhos.

Ser mãe é um enorme desafio, cheio de responsabilidades e decisões. Você ganha em alguns aspectos e perde em outros, é normal. Agora ser uma boa mãe é ganhar um prêmio que irá resolver boa parte da sua vida.

Desempenhar o seu papel da melhor forma possível ajuda a criar filhos mais preparados e adaptados para novas experiências e situações no futuro. Lá na frente, você irá se orgulhar deles assim como eles de ter uma mãe como você.

E o melhor é poder desfrutar dos momentos presentes, estabelecendo um laço forte e completo baseado no amor, educação, respeito e confiança dos pequenos. Quer ver como fazer isso com facilidade?

Acompanhe a seguir 5 dicas inspiradoras para ser uma boa mãe e transforme a sua vida e a de seus filhos para melhor a partir de hoje!

1 – Seja você mesma

O primeiro passo para saber como ser uma boa mãe é ser você mesma. Maternidade não é sobre ser perfeita ou competir com outras mães.

Você pode errar vez ou outra e está tudo bem. Isso aconteceu com a sua mãe, avó, bisavó e toda uma geração de mulheres. O importante é que você aprenda com esses erros.

2 – Conte com uma família participativa

A base de apoio para uma mãe é a sua própria família, inclusive o seu companheiro. Afinal, o trabalho com a educação e cuidado dos pequenos não deve ficar só a cargo da mãe.

Conte com um marido participativo no crescimento dos filhos e vocês irão se surpreender nos resultados da criação dos seus filhos.

3 – Seja simples na sua rotina

Mãe é quase sinônimo de preocupação, não é mesmo? O problema é que a preocupação dá espaço a complicação também.

Por isso, procure ser simples na sua rotina ao trocar fraldas, dar banho, alimentar e ensinar valores ao seu filho.

4 – Aprenda a ser firme

Como ser uma boa mãe envolve ter firmeza. Se você disse sim, permaneça com a permissão. Caso tenha dito não, continue com a sua palavra também.

Isso impõe respeito, torna os dias mais leves e, claro, transforma você em uma mulher mais forte e vista como liderança e autoridade pelos filhos.  

5 – Tenha um tempo para você

Ser mãe toma muito da sua energia. Portanto, ter um tempo para você é inegociável. Você conhece a sua realidade, sabe das suas necessidades e desejos.

Então, procure separar uns minutos do dia para fazer o que gosta, seja se exercitar, ler um livro, assistir um filme, etc.

Confie nos seus instintos

Durante um momento íntimo com você mesma, você poderá ter mais clareza dos seus instintos também. Eliminando o cansaço, a pressão e as preocupações, fica mais fácil confiar naquilo que você acredita, evitando que outras pessoas controlem a sua vida.

Um conselho ou outro pode ser muito útil para melhorar a cada dia mais. No entanto, muitas sugestões e críticas irão surgir também. Quer um segredo para lidar bem com isso?

Descubra como ser uma boa mãe no seu tempo

Reconhecer como ser uma boa mãe exige experiência. Não adianta ficar se comparando com outras mães, sejam familiares, amigas ou celebridades. Cada uma possui uma personalidade diferente e isso a torna uma mãe única.

Por isso, saiba como ser uma boa mãe no seu próprio tempo. Em outras palavras, não precisa correr, imitar outras mulheres ou mesmo desistir do seu objetivo. Ao longo dos meses e anos, você vai descobrir um jeito único de como ser uma ótima mãe.

Aliás, não existe fórmula perfeita para cumprir tal papel. Basta investir na educação dos seus filhos e na sua entrega materna com amor, carinho e exemplo. Nesta direção, os resultados serão muito positivos.

Gostou deste conteúdo e quer receber mais dicas? Deixe um comentário aqui abaixo que a gente vai continuar trabalhando para oferecer inspirações e praticidade na sua rotina!