3 ideias de doces diet para diabéticos: saborosos e sem açúcar
Avaliação: 5
Votos: 62

Será que existe doce para diabéticos? Existem doces sem açúcar? Neste artigo, nós responderemos perguntas como essas! Aqui, vamos falar tudo sobre a diabetes, os males dos açúcares para diabéticos e também dar ideias de doces diet para diabéticos, que são deliciosos e sem açúcar.

A diabetes

A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla. Ela ocorre quando há ausência de insulina ou incapacidade de a insulina exercer a sua função, causando o aumento da glicose na corrente sanguínea. Essa doença ocorre porque o pâncreas não é eficaz na hora de produzir o hormônio insulina suficientemente para suprir as necessidades de nosso organismo ou porque é incapaz de agir de forma adequada.

A insulina promove a redução da glicemia ao deixar que o açúcar presente no sangue possa penetrar nas células para ser usado como fonte de energia. Por isso, se caso houver falta do hormônio ou não agir adequadamente, ocorrerá o aumento da glicose e, em sequência, a diabetes.

Há diversos tipos de diabetes, assim como:

  • diabetes tipo 1 (onde o pâncreas não é capaz de produzir insulina por causa de um defeito do sistema imunológico);
  • pré-diabetes (termo utilizado para indicar que o indivíduo possui potencial para desenvolver diabetes);
  • diabetes tipo 2 (há uma combinação de dois fatores: a redução da secreção de insulina e defeito na sua ação);
  • diabetes gestacional (aumento da resistência a ação da insulina durante a gestação e ocorre o aumento dos níveis de glicose no sangue).

Além desses tipos, também há aqueles que ocorrerem por conta de defeitos genéticos da função da célula beta, induzido por produtos químicos ou drogas, doenças do pâncreas exócrino e por defeitos genéticos na ação da insulina.

Os males do açúcar em excesso

O consumo do açúcar está relacionado ao aumento do risco de problemas como obesidade, gastrite, diabetes, colesterol alto e prisão de ventre. Além do açúcar branco, o consumo em excesso de produtos doces que são ricos em açúcar também traz prejuízos a nossa saúde.

Além disso, o consumo frequente do açúcar pode causar: cáries nos dentes, gota, câncer, pressão alta, gordura no fígado, pressão alta, miopia, falta de memória, trombose e acne. O açúcar proporciona calorias vazias para o nosso organismo, pois não possui minerais e nem vitaminas, nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Mas não fique triste! Existem várias ideias de doces diet para diabéticos e para quem precisa evitar esse ingrediente.

Ideias de doces diet para diabéticos

Abaixo, listamos as melhores ideias de doces diet para diabéticos deliciosos! Confira:

  • Pudim diet

Quem não gosta de pudim? Um dos melhores e mais gostosos doces. Você, que é diabético, deve estar pensando que não pode consumir, não é mesmo? Mas há alternativas de pudim para diabéticos e que possui ingredientes como: adoçante, leite desnatado, gemas de ovo e essência de baunilha.

  • Brigadeiro diet

Quem não gosta de um chocolate, principalmente de brigadeiro, não é mesmo? Até quem tem diabetes fica chateado ao pensar que não pode consumir um docinho delicioso desse. Mas, está enganado! É possível fazer essa receita para diabéticos! Os ingredientes são: leite condensado dietético, chocolate em pó diet, chocolate em tablete diet, leite desnatado e adoçante.

  • Bolo de iogurte e laranja

Quem não gosta de um bolo de laranja não é mesmo? Com iogurte fica melhor ainda! Uma das melhores sobremesas diet para quem adora comer bolo e é diabético. Os ingredientes que são usados para preparar esse bolo são: adoçante, ovos, margarina light, iogurte desnatado, farinha de trigo, raspas de laranja e essência de baunilha.

Gostou do artigo com as ideias de doces diet para diabéticos? Leia os nossos artigos sobre 100 Doces sem açúcar, deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!