Educação dos filhos: como cuidar do futuro do seu pequeno
Avaliação: 5
Voto[s]: 46

A maioria das mães se preocupam diariamente com a educação dos filhos. Muitas afirmam que às vezes bate até um certo desespero ao pensar neste assunto. Se isso já aconteceu com você também, fique calma que podemos resolver juntas.

A educação é a principal ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional dos pequenos lá na frente. Ela precisa ser pensada, aperfeiçoada e aplicada com uma pitada de estratégia e outra de otimismo.

Uma frase vencedora de um congresso no Brasil sobre vida sustentável nos faz refletir bastante sobre o tema. Ela diz o seguinte:

“Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos… Quando isso nos ocorrerá, pensar em deixar filhos melhores para o futuro do nosso planeta?”

Essas palavras impactaram milhares de pessoas em nosso país. No entanto, muitas ainda não conseguiram agir nesta direção.

Se você quer planejar a educação dos seus filhos, continue a leitura e entenda como fazer isso do melhor jeito!

Educação dos filhos é em casa ou na escola?

Quando tocamos no tema, diversas dúvidas começam a surgir. Afinal, a educação dos filhos deve ocorrer na presença dos pais ou dos professores? Quem deve intervir no aprendizado das crianças? Como elas são influenciadas?

Para responder essas e outras perguntas, é importante que você saiba reconhecer que existem dois tipos de educação. A primeira se refere a valores específicos, e a segunda diz respeito a conhecimentos amplos e universais, como ciências, matemática etc.

Ambas influenciam o comportamento da criança. No entanto, a educação inicial passada em casa, a qual ensina valores e atitudes, tem uma parcela muito maior no desenvolvimento infantil.

O ideal é que ela seja aprendida em casa por meio dos pais e familiares mais velhos, como irmãos, avós e tios. Essas pessoas serão referências para os pequenos aprenderem alguns dos princípios que irão reger suas vidas para sempre.

Construindo uma vida com base em exemplos

As crianças aprendem com o exemplo. Logo nos primeiros anos de vida imitam o nosso jeito de falar, andar, comer e falar.

Por isso, é fundamental assumir um papel de referência e ser a melhor versão da educação dos filhos que você deseja para o mundo.

Fazer gestos de amor, respeito, afeto e carinho pode ser a melhor maneira de se ensinar desde cedo como tratar a si mesmo e aos outros dentro ou fora de casa. Além disso, é preciso impor alguns limites para garantir excelentes resultados.

Um futuro fora das nossas mãos

É claro que não temos o futuro em nossas mãos, mas temos nossos filhos, que farão parte ativa dele. Assim, cuidar deles e educá-los já é metade do caminho para deixar a Terra como um bom lugar para se viver daqui alguns anos.

Em geral, é interessante levar em conta na educação dos filhos o tipo de comportamento que você e seu marido consideram indispensável para uma pessoa. Ser criativo? Responsável? Transparente? Se você refletir sobre isso, você estará…

Cuidando do futuro dos pequenos

Uma boa educação dos filhos é vista por meio de ações. Investir em atividades que estimulem a criatividade deles será essencial para as possíveis adaptações do futuro as quais todos nós estamos submetidos.

Oferecer a prática de esportes, leituras, consciência ambiental e atividades artísticas é um ótimo começo para cuidar do futuro dos pequenos. Independentemente da idade, um curso de desenho e/ou pintura costuma trazer inúmeros benefícios.

Tais atividades ajudam crianças a expressarem suas ideias e sentimentos de uma forma mais clara e objetiva, colaborando para o seu desenvolvimento. Caso queira saber mais sobre essa dica, recomendamos um curso online simples e eficiente aqui.

E agora a nossa conversa vai ficando por aqui. Não esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo e compartilhar este post com as suas amigas também. Isso pode ser muito importante para o futuro de muitos pequenos por aí!