Tanto as mães de primeira viagem quanto as que possuem outros filhos, já tiveram a experiência de ver seus pequeninos sofrendo com dor. Muitas vezes, eles ficam irritados e choram muito, principalmente durante a noite.

Para ter uma maternidade tranquila e livrar seu bebê dos incômodos dos gases e outras dores causadas pelas cólicas, nós recomendamos que você aprenda um pouco mais sobre a massagem Shantala.

Veja os benefícios dessa massagem para o seu filho e aprenda alguns movimentos passo a passo para praticar em casa hoje mesmo.

Os benefícios da massagem Shantala para os bebês

Pesquisas de profissionais fisioterapeutas comprovam que a massagem Shantala traz benefícios como:

  • Diminui a irritação do bebê
  • Melhora do sono;
  • Reduz dores provenientes de cólicas pelo acúmulo de gases;
  • Entre outros.

A massagem também ajuda no desenvolvimento do pequenino e no modo como ele respira. Quanto mais cuidado e paciência você tiver ao aplicar a Shantala, mais seu filho irá receber os benefícios deste método poderoso.

Shantala na melhora da consciência corporal

Outro benefício que chama atenção é o fato de que o bebê, quando recebe esse tipo de massagem, começa a criar uma noção maior do seu corpo.

À medida que cresce, seu filho começa a ter mais noção de espaço, conhece os limites do corpo, não cai com facilidade e se movimenta melhor.

Tudo isso é criado pela noção dos limites do corpo que o bebê vai ter com a massagem sendo aplicada da maneira correta! Falando nisso…

Passo a passo de como aplicar a massagem Shantala

1 – Comece a massagem pelo peito. Você deve movimentar as mãos do centro do tórax até a axila. Esse movimento pode ser repetido no mínimo de 5 a 10 vezes.

2 – Faça o mesmo movimento do tórax, só que dessa vez na direção dos ombros do bebê.

3 – Depois disso, pegue o pulso do bebê com uma das mãos fechando com os dedos polegar e indicador. Com a outra mão, faça a mesma coisa próxima ao ombro e vá deslizando até que as duas mãos se encontrem, sempre em movimento de rosca.

4 – Nas mãos do seu filho use seu polegar para massagear, sempre da palma em direção aos dedinhos. Você também pode puxar os dedinhos do bebê e apertar de maneira suave para que ele não fique desconfortável e chore.

5 – Para o alívio das cólicas, você deve posicionar as duas mãos na altura do peito do bebê e descer até o rumo da bexiga. Repita o movimento de três a seis vezes.

6 – Outro movimento da massagem Shantala é a torção que começa na coxa do bebê e vai rumo aos tornozelos, de modo a massagear toda a perna.

7 – Nos pezinhos você pode também utilizar o polegar do mesmo modo que fez nas mãos. Aperte e puxe os dedinhos com delicadeza.

8 – Coloque seu bebê de costas, de modo que ele fique de bruços em suas pernas. Deixe suas mãos nos ombros e vá descendo até o quadril. Faça o movimento inverso e dê batidinhas nas costas, tudo com cuidado e leveza.

9 – Massageie o rosto do bebê de maneira suave. Tenha consciência de que é tudo muito frágil e que o bebê sente dores aos toques mais bruscos.

10 Utilize também a Padmasana (posição de lótus) que consiste em cruzar as perninhas e impulsionar em direção à barriga. Este também é um ótimo movimento para eliminar os gases.

Pratique mais métodos e conheça tudo sobre o seu bebê

Existem diversas maneiras de praticar a massagem Shantala e outros métodos que vão ajudar no desenvolvimento do seu filho.

O curso Mamicare desenvolvido pela fisioterapeuta especializada em bebês Fernanda Massa é bem completo e já ajudou muitas mães a lidarem com os problemas de irritação dos seus bebês.

É necessário que você entenda que a tranquilidade do seu filho nessa idade pode ser importante também para o desenvolvimento psicológico da criança. Como mãe, nós sabemos que você quer sempre o melhor para o seu filhote!

Gostou do nosso passo a passo? Deixe um comentário sobre o que acha da massagem Shantala e conheça o Mamicare para te auxiliar no desenvolvimento do seu bebê.