Você tem diabetes, mas sofre por não poder comer doce? Que tal experimentar os doces diet? Você sabe quais são os benefícios desse tipo de receitas? Neste artigo vamos falar tudo sobre doces e receitas de doces diet, e também sobre os seus benefícios.

Doces diet

Os doces diet são aqueles que são produzidos industrialmente sem adição de açúcar ou quantidades reduzidas de determinados produtos como:

  • sal;
  • açúcar;
  • lactose;
  • carboidratos;
  • gordura.

Os doces diet são produzidos para indivíduos que precisam seguir uma dieta baseada na redução ou restrição de um nutriente, ou seja, o alimento ideal para um diabético.

Lembre-se de que é muito importante, ao comprar alimentos, principalmente doces diet, olhar primeiro o rótulo e ver o que o produto possui, pois alguns produtos diet podem possuir algum ingrediente que está restrito para a sua dieta.

Quem pode consumir?

Os doces diet são produzidos para um público exclusivo que, por alguma razão, precisa eliminar ou controlar certos grupos alimentares, assim como os diabéticos, fenilcetonúricos ou celíacos. Porém, o seu consumo também pode ser feito por qualquer indivíduo que quer evitar um ingrediente.

Benefícios das receitas de doces diet

Abaixo listamos os benefícios das receitas de doces diet que você não pode perder. Veja:

  • Não contém açúcar

Quando compramos aqueles produtos diet em que vem escrito “diet sem açúcares”, logo descobrimos que esse alimento não possui nenhuma adição de açúcar em seus ingredientes, o que é bom para quem é diabético. Mas, tome cuidado, pois alguns produtos diet podem possuir alguma quantidade de açúcar e não possuir os outros nutrientes. Por isso, é muito importante olhar os rótulos destas receitas de doces diet.

  • Ajuda a reduzir e controlar o colesterol

O colesterol é uma substância natural que está presente no nosso corpo e é essencial para a nossa sobrevivência. É produzido pelo fígado e exigido pelo organismo para o bom funcionamento dos nervos, células e hormônios. O colesterol está presente em forma de ácidos graxos que viajam por meio da corrente sanguínea.

Geralmente, essas partículas não se acumulam nas paredes das artérias, mas quando ocorre os altos níveis de inflamação, a LDL (lipoproteína) de baixa densidade conhecida como colesterol ruim, se acumula nas artérias e resulta em coágulos de placas perigosos, cortando o fluxo e aumentando o risco de doenças como ataque cardíaco ou AVC.

E os doces diet podem ajudar no controle do colesterol!

  • Possui maior quantidade de fibras alimentares

As fibras são componentes (carboidratos) que estão presentes nos vegetais. As fibras alimentares não são absorvidas e digeridas pelo nosso organismo, sendo que passam intactas pelo nosso sistema digestório. As fibras também não proporcionam nenhum tipo de nutriente específico para o organismo.

De qualquer modo, as fibras alimentares são essenciais, pois agem no bom funcionamento intestinal e evitam a constipação – popular prisão de ventre. Há dois tipos de fibras insolúveis que não dissolvem em água e as fibras solúveis que possuem a propriedade de dissolverem em água, que são essenciais para a redução do colesterol e a diminuição dos níveis de glicose. É indicado consumir 20 a 30 gramas de fibras alimentares, diariamente.

Gostou do artigo sobre os benefícios de receitas de doces diet? Leia os nossos artigos sobre 100 Doces sem Açúcar, deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!