Quer variar o cardápio do seu bebê e não sabe como? Nesse artigo te daremos dicas de receitas de papinhas.

É importante frisar que a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que os bebês recebam exclusivamente o leite materno como alimento, até os seis meses de vida. Porém, em alguns casos, é necessária a introdução alimentar a partir dos quatro meses. Se seu filho está incluso nesses casos ou tem mais de seis meses, esse artigo vai te ensinar receitas gostosas e saudáveis que seu bebê vai amar!

Bebês que possuem entre quatro e seis meses de vida

A melhor introdução alimentar que você pode oferecer ao seu filho se inicia pelas frutas. Elas são ricas em nutrientes e você estará fortalecendo o sistema digestivo do seu bebê que ainda está em construção.

Ofereça-as uma de cada vez, por isso, a receita para bebês de quatro a seis meses são as frutinhas amassadas. Opte por frutas suaves como maçã, banana, mamão e pêra, que além de serem suaves, estão em nosso cotidiano de forma mais acessível e fácil.

Bebês a partir de seis meses de vida

A partir dos seis meses de vida é considerada a hora de introduzir a alimentação salgada. O ideal é a junção de um legume com um vegetal folhoso. Utilize pouco ou nenhum sal para não sobrecarregar os rins da criança, lembre-se que tudo ainda está em desenvolvimento.

#1. Papinha de batata e couve e brócolis

Ingredientes: Meia batata média, duas folhas de couve, dois talos de brócolis, um pedaço bem pequeno de cebola, o sal é opcional e uma colher de café rasa de óleo de girassol

Modo de preparo: Descasque a batata, lave bem e cozinhe como se fosse fazer um purê. Cozinhe a couve e o brócolis e espere que tudo fique bem macio, passe em uma peneira ou processador, evite usar o liquidificador para que seu bebê sinta a textura dos alimentos. Para o cozimento você deve utilizar água filtrada.

#2. Papinha de feijão e couve

Ingredientes: Uma xícara de feijão carioca, água (filtrada, sempre!) Couve, azeite extra virgem e como em todas as receitas o sal é opcional.

Modo de preparo: Cozinhe bem o feijão e a couve juntos, coloque o azeite e após ficarem bem macios, passe em uma peneira e processador levemente para manterem a textura.

#3. Papinha de carne, batata e brócolis

Ingredientes: Você vai precisar de um bife pequeno, utilize carne magra, ou dois filés de frango sassamis, uma batata média, e três talos de brócolis, água, sal (opcional) e azeite extra virgem.

Modo de preparo: Refogue a carne escolhida no azeite extra virgem e deixe dourar. Depois acrescente a batata e o brócolis com água e deixe cozinhar, espere que tudo fique bem macio. Amasse a batata e desfie bem a carne, misture tudo e passe em uma peneira ou processador. A proteína animal pode ser introduzida a partir dos oito meses de vida.

Veja mais receitas de papinhas

Para conhecer 50 receitas de papinhas saudáveis conheça o E-book que vai facilitar sua rotina! O Segredo das Papinhas te conta o que você não sabe sobre as papinhas industrializadas e naturais e te ensina muitas receitas práticas. Não perca a chance de oferecer o melhor para seu bebê sempre.