O Brasil é um dos países que contam com um grande índice de obesidade e diabetes, doenças que afetam diversas pessoas, homens e mulheres. Isso é decorrente, também, dos hábitos alimentares de nossa população. Afinal, consumir vários doces pode trazer problemas de saúde diversos, não apenas diabetes. Por isso, neste artigo vamos falar sobre a obesidade, diabetes e também falaremos sobre os ingredientes especiais para se fazer sobremesa sem açúcar.

A obesidade e a diabetes

A obesidade é o acúmulo excessivo de gordura corporal. O parâmetro mais utilizado em diagnósticos de adultos é o IMC (Índice de Massa Corporal), que é calculado dividindo-se o peso e altura do paciente elevada ao quadrado. Para que um indivíduo seja considerado como obeso, o IMC precisa estar acima de 30. O peso normal fica entre 18,5 a 24,9.

É um dos fatores de risco de diversas doenças. Um obeso possui a propensão de desenvolver mais problemas assim como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2 etc. Há diversas causas para a obesidade. O excesso pode estar ligado ao patrimônio genético do indivíduo, como os maus hábitos alimentares.

Já a diabetes é uma doença crônica, na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que é gerada. A insulina é um hormônio que ajuda a controlar a glicose no sangue e o corpo necessita desse hormônio como fonte de energia e nós a obtemos através dos alimentos. Quando um indivíduo possui diabetes, o organismo não gera insulina e não consegue usar a glicose. Logo, o nível da glicose no sangue aumenta. É o que chamamos de hiperglicemia. Se o quadro permanecer por muito tempo, vão ocorrer danos nos vasos sanguíneos, órgãos e em nervos.

Índice de obesidade e diabetes no Brasil

O Brasil possui cerca de 18 milhões de pessoas que são consideradas como obesas. Somando o total de pessoas que estão acima do peso chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas. Já diabéticos, no Brasil, há mais de 13 milhões de indivíduos que sofrem com essa doença, ou seja, 6,9% da população, um número que vai crescendo cada vez mais.

É possível criar sobremesa sem açúcar?

Abaixo listamos ingredientes especiais que garantem que é possível fazer sobremesa sem açúcar. Confira:

  • Cacau

Todo mundo adora um chocolate, não é mesmo? Mas, quem tem diabetes não pode abusar de achocolatados ou até mesmo daquela barrinha de chocolate que possui muitos açúcares. Mas, há uma alternativa para quem tem diabetes e adora chocolate! A alternativa é o cacau.

Uma pesquisa publicada recentemente pela revista Molecular Nutrition and Food Research mostra que pesquisadores espanhóis descobriram que um dos componentes do cacau ajuda a melhorar o sinal de insulina no corpo de um indivíduo. Ou seja, uma dieta rica em cacau pode trazer vários benefícios aos diabéticos. O componente que estamos falando do cacau chama-se epicatequina que faz parte da classe de moléculas conhecidas como flavonóides, encontradas geralmente em diversas plantas e são famosos por conta de possuir efeitos benéficos como antioxidantes. A epicatequina ajuda a fortalecer a sinalização da insulina e ainda a melhorar os seus efeitos.

  • Coco

Essa é um ótimo alimento tropical que possui todos os derivados importantes que são benéficos para a nossa saúde. O coco é rico em compostos fenólicos, antioxidantes que atuam contra radicais livres. Controla o açúcar no sangue, diminui o nível da pressão arterial e também traz benefícios para a nossa imunidade. O coco pode ser adicionado a diversas receitas de sobremesa sem açúcar, até mesmo a um bolo!

  • Maçã

Que tal preparar uma torta de maçã? Além de deliciosa, a maçã é uma das melhores frutas para quem é diabético consumir. Muitos diabéticos têm dúvida se podem mesmo consumir essa fruta porque ela é bem doce e sim, você pode consumir tranquilamente. A maçã é uma fruta rica de pectina, uma fibra solúvel que auxilia no combate da pressão alta e também ajuda a reduzir o colesterol.

Além disso, ela é rica em diversos nutrientes assim como os antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. Os açúcares da maçã são liberados aos poucos na corrente sanguínea e isso ajuda a evitar os picos de glicemia no corpo. Diversas pesquisas já foram feitas para comprovar os benefícios da maçã para a saúde, pois elas também ajudam a proteger o nosso organismo contra o diabetes tipo 2.

Gostou do artigo sobre sobremesa sem açúcar? Leia os nossos artigos sobre 100 Doces sem açúcar, deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!