Você deseja aprender e não encontra um bom tutorial Photoshop, para editar as suas fotos? Não sabe como funciona? Neste artigo resumiremos como funciona o Photoshop e também mostraremos um tutorial prático e fácil para ajudar você a editar as suas fotos, hoje mesmo!

Resumo sobre o Photoshop

Antes de tudo, precisamos saber algumas coisas sobre o software. Ele oferece versões para Windows e Mac. CS6 até CC 2015 são boas versões de Photoshop. Já nas versões mais antigas, há diferença comparada às citadas. O Photoshop é um software pago que pode ser adquirido no site do Adobe, sendo que você tem a possibilidade de experimentar o programa em até 30 dias gratuitamente.

Tutorial Photoshop para você aprender a editar fotos

Vamos aprender a editar as suas fotos sem complicações, com tutorial Photoshop?

O primeiro passo, depois de abrir o programa, é escolher uma fotografia ou baixar a imagem que será utilizada. Caso for baixar, procure sites que fornecem imagens sem direitos autorais, grátis e de qualidade.

Um pouco sobre algumas ferramentas:

  • Mover: atalho V. Permite que os objetos sejam movidos em uma determinada camada. O seu uso é fácil, basta clicar em qualquer lugar da tela e arrastar, logo o objeto selecionado será movido;
  • Varinha mágica: atalho W. Mais uma ferramenta com a função de seleção. Ao utilizá-la e clicar em uma área, o Photoshop logo entende que você deseja que uma seleção inclua o ponto clicado e todas as outras áreas adjacentes com coloração parecida. Essa ferramenta é usada como uma forma de tirar o fundo de uma imagem;
  • Letreiro: atalho M. Utilizada para selecionar uma porção da tela em forma elíptica ou retangular. A parte selecionada será atingida por qualquer tipo de edição feita posteriormente;
  • Laço: atalho L. Seleciona de modo livre e permite que você desenhe uma área de seleção com o mouse. Ao fechar a forma, tudo que estiver dentro estará selecionado. Com essa ferramenta, é possível ter acesso ao laço poligonal (cria uma seleção livre) e laço magnético (detecta bordas automaticamente e facilita a seleção).

Agora, vamos falar sobre as paletas e como cada uma funciona:

  • Camadas: essencial para a edição de imagens, pois mostra em ordem diversas camadas do seu documento. É possível organizar e ordená-las, configurar modos de mistura, agrupar e fundir, configurar a opacidade e a visibilidade etc;
  • Ajustes: é possível criar e editar camadas que são alterações não destrutivas que atingem todas as camadas abaixo delas. Os ajustes são mais utilizados para a correção de cores;
  • Seletor de cores: paleta que permite alterar as cores primárias e de plano de fundo com comandos com valores individuais RGB.

Depois disso, vamos entender o menu:

  • 3D: disponibiliza controles para manipulação de objetos 3D;
  • Filtro: essa opção oferece diversos filtros, como borrar, distorcer, focar e alterar de diversos modos;
  • Análise: é possível encontrar as ferramentas de medição que serão utilizadas para realizar alterações precisas em seu documento.

Agora que você conhece algumas ferramentas do Photoshop, a dica é praticar e utilizar todos os tipos de edições existentes nesse programa.

Dicas de tutorial Photoshop

Existe um recurso no Photoshop, o “pincel de recuperação”, que limpa pequenos defeitos, marcas e inconsistências, utilizando outras informações da imagem. Outro recurso incrível é o de remover um objeto ou uma pessoa da imagem. Anteriormente, esse tipo de edição era mais complicado, mas agora está bem mais prático com a ferramenta chamada de “preenchimento sensível”.

Ou seja, somente usando a ferramenta laço e fazendo uma seleção em volta do que deseja mudar na imagem, você consegue editar, preencher e fazer tudo o que desejar. Apenas ao escolher no menu “sensível a conteúdo” e pronto!

Com o Photoshop também é possível adicionar um HDR (High Dynamic Range, em inglês, ou Grande Alcance Dinâmico, em português) instantâneo e mexer o quanto desejar nos parâmetros. Você pode até mesmo focar somente em uma parte da imagem com a opção “desfoque de íris” e focar em um local específico.

Gostou do artigo tutorial Photoshop? Continue lendo os nossos artigos sobre curso Photoshop completo, deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Se você quiser ser um expert em Photoshop, acesse nosso curso!